01 de agosto de 2017 Por Natália Lannes
como lidar com cliente inadimplente

6 melhores práticas para lidar com a inadimplência dos clientes na agência

A inadimplência é uma das maiores vilãs na gestão financeira de qualquer tipo de negócio. No universo das agências de publicidade não é diferente. Esse tipo de problema pode causar uma série de danos para a empresa, como desaceleração das vendas e oscilações na receita.

Quando a organização não sabe lidar com esse tipo de situação, ela pode se tornar ainda mais grave, resultando na perda de clientes. Por isso, elaboramos esta lista com as 6 melhores práticas para lidar com a inadimplência de clientes na agência. Continue a leitura e saiba mais!

1. Pesquise os antecedentes de novos clientes

Consultar órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa logo no início de uma relação é uma boa alternativa para prevenir a inadimplência de clientes. Se existirem pendências, é indicado o pagamento apenas à vista ou a realização de um contrato mais restrito.

2. Cultive boas relações com clientes atuais

Ter um bom relacionamento com seus atuais clientes é essencial para que eles enxerguem a sua empresa como uma parceira, dando prioridade no pagamento e zelando pela continuidade dessa boa relação. Portanto, cumpra as diretrizes previamente estabelecidas e demonstre sua preocupação em alinhar as expectativas do cliente e satisfazê-lo.

O Customer Relationship Management (CRM), estratégia focada na gestão do relacionamento com o público, também pode ser um aliado na missão de entender as necessidades do consumidor e estreitar relações. Por meio do CRM, é possível captar diversas informações relevantes sobre o cliente, utilizando-as para guiar suas ações de acordo com os objetivos traçados.

3. Ofereça um modelo de contratação flexível

Hoje, os clientes prezam por flexibilidade na contratação. Por isso, trace diferentes maneiras de atender às necessidades de cada um. Esteja aberto a negociações como descontos e apresente propostas equilibradas.

Porém, assim que o contrato estiver firmado, é recomendado providenciar um documento assinado. Assim é possível evitar (ou pelo menos reduzir) os danos da inadimplência de clientes.

4. Busque transparência e clareza na comunicação

Informações referentes aos valores do serviço e às condições de pagamento devem ser comunicadas ao cliente de forma clara e transparente. Essa dica se torna ainda mais importante no que se refere à cobrança de juros e multas.

O objetivo é eliminar mal-entendidos no longo prazo, que podem resultar em clientes se sentindo enganados e em inadimplência.

5. Programe o envio de lembretes

Algumas vezes a causa da inadimplência é apenas esquecimento. Portanto, enviar mensagens com lembretes sobre a proximidade de datas de vencimentos e até mesmo sobre atrasos no pagamento pode reduzir a taxa de inadimplência de clientes.

No entanto, lembre-se de apostar em uma linguagem mais leve e sutil para não constranger ou ofender o destinatário.

6. Saiba cobrar sem afetar a relação com o cliente

Na maioria das vezes a inadimplência é uma ocorrência pontual. Ou seja, não é um motivo para não querer mais aquele cliente na sua agência. Sendo assim, algumas empresas temem perder seus clientes durante a cobrança.

Mas lembre-se que ela é necessária! Afinal, a agência está cobrando aquilo que é seu por direito. O serviço foi prestado e é justo receber por ele. Porém, deve ser realizada de forma simpática, que não afete negativamente o relacionamento.

Por isso, escolha a frequência de cobrança e o meio de comunicação mais adequados à situação. Delegue pessoas treinadas, que saibam ponderar a abordagem e a linguagem utilizadas. É fundamental não gerar constrangimento ou demais atritos com o cliente.

A busca por métodos que reduzam a inadimplência de clientes deve ser constante, a fim de assegurar um fluxo de caixa saudável. Não só o momento da cobrança é importante, mas também a prevenção desse tipo de problema. Sem o comprometimento do capital de giro da agência é possível focar em gerar resultados relevantes, que garantem clientes fiéis e satisfeitos.

Se você gostou deste post, não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de outros conteúdos!