16 de junho de 2017 Por Felipe Elia
A participação da duo.me nos meetups de WordPress

A participação da duo.me nos meetups de WordPress

Maio é o mês de aniversário do WordPress. A ferramenta responsável por mais de 28% dos sites de toda a internet completou 14 anos e a duo.me participou da comemoração no meetup realizado em Curitiba.

O que são meetups de WordPress

A comunidade de WordPress é, assim como a participação da ferramenta no mercado, assustadoramente grande. Atualmente, em 1.190 cidades espalhadas pelo mundo, pessoas se reúnem com uma frequência normalmente mensal para trocar conhecimento sobre o software. Nenhuma dessas reuniões tem qualquer fim lucrativo, o objetivo é apenas fomentar o conhecimento e tudo é feito de forma voluntária.

A comunidade WordPress em Curitiba

Seguindo os passos de alguns meetups americanos, a comunidade do WordPress em Curitiba oferece atualmente alguns planos de patrocínio para a realização de seus encontros, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Os valores arrecadados são convertidos em lanches, brindes e etiquetas para identificação dos participantes, por exemplo. Apesar de muito trabalho e responsabilidade envolvidas, nenhum organizador ganha nenhum centavo.

Porque patrocinamos um meetup

Todos percebemos, em algum momento da vida, que as coisas não se fazem sozinhas, da louça lavada e roupa passada até o CMS que usamos. Sendo uma ferramenta grátis e de ótima qualidade, reconhecemos o excelente trabalho realizado pelas pessoas envolvidas no desenvolvimento e evolução do WordPress, especialmente aqui no Brasil. Patrocinar um meetup é a forma que encontramos para impulsionar este trabalho e retribuir pela existência dessa que é a nossa principal ferramenta de desenvolvimento hoje em dia.

Como foi o meetup de maio/2017

Meetup WordPress CuritibaO formato do meetup que ajudamos a realizar no mês passado foi um pouco diferente: um dia inteiro de interação com diferentes palestras e muito bate-papo. Tivemos o Daniel Kossmann da Spirallab falando sobre os meetups alemães em que ele participou no começo do ano, a Kelly de Castro da Fenestra comentando sobre o WordCamp de Porto Alegre, o Marcos Alexandre ensinando a configurar SMTP com o Mail Poet e falando sobre certificados SSL e eu tive a oportunidade de falar um pouco sobre o Loco Translate, um plugin que ajuda na tradução do WordPress.

Falamos também sobre software livre, plugins essenciais para o desenvolvimento de sites em WordPress, tiramos algumas dúvidas e comentamos sobre algumas coisas mais avançadas como WP-CLI, uma ferramenta que usamos na duo.me para automatizar nossos processos de instalação do WordPress. Tudo isso com muita risada, salgadinho e, claro, um bolo de aniversário com direito a parabéns cantado junto com o pessoal de São Paulo!

Meetups de WordPress são, sobretudo, ambientes inclusivos. Todos podem participar, independente de conhecimento, habilidades, condições financeiras ou outra característica qualquer, o que gera um ambiente heterogêneo. Por ser todo feito voluntariamente, esse é sempre um ambiente do bem, movido por nada além da paixão pela ferramenta. Esse espírito apaixonado, de fazer o que gosta, é o que movimenta a duo.me, portanto não poderíamos estar em companhia melhor.

Sou um apaixonado pelo que faço. Atualmente sou moderador do fórum brasileiro de WordPress, um dos responsáveis pela tradução da ferramenta para o Português, escrevo no blog brasileiro do wordpress.org, tenho alguns plugins publicados e dou palestras frequentemente nos meetups aqui de Curitiba. Apesar de não fazer nada disso como membro da duo.me – não é permitido que seja assim, só é possível participar como pessoa física mesmo – sempre levo de um ambiente para o outro essa vivência, essa experiência boa e todo esse conhecimento trocado. Procure um meetup WordPress perto de você, tenho certeza de que você vai gostar. No WordPress 4.8, que está chegando dia 8 de junho, vai ser ainda mais fácil achar um evento perto de você.

Todo esse papo sobre WordPress não pode acabar de maneira diferente: quer um site no CMS mais importante do mercado? Fale com a gente e peça um orçamento!

Meetup WordPress Curitiba