22 de maio de 2017 Por Natália Lannes
Chatbots no atendimento ao cliente: saiba quais são as vantagens

Chatbots no atendimento ao cliente: saiba quais são as vantagens

Que tal automatizar o seu apoio ao cliente, oferecendo ao seu público um serviço de assistência mais ágil e sem dores de cabeça? Esse é um dos principais motivos que levaram as empresas a prestar cada vez mais atenção aos chatbots no atendimento ao cliente.

Não sabe o que é isso? Não se preocupe! No post de hoje, vamos explicar o que são os chatbots e quais são as maiores vantagens que eles podem trazer para o seu negócio. Continue lendo para e atualize-se sobre o assunto!

O que são chatbots?

Chatbots são programas de computador capazes de interagir com as pessoas em aplicativos de troca de mensagens como Facebook Messenger, Skype, Telegram e Slack. Como são um serviço programável — afinal, estamos falando de softwares —, eles também podem ser chamados de robôs, robots ou, em sua forma mais curta, bots.

Eles podem ser mais simples, funcionando a base de regras e comandos pré-definidos, ou mais complexos, utilizando técnicas de inteligência artificial para dar a melhor resposta de acordo com a pergunta ou pedido do usuário. Inclusive, há bots que dão conta de realizar vendas pela própria plataforma de chat.

Mas é importante lembrar que os chatbots não são capazes de resolver todo tipo de requisição do consumidor. Por isso, quando não compreendem o que a pessoa deseja ou quando estão diante de uma situação que não conseguem resolver, eles estão preparados para passar o caso para um atendente.

Quais são as vantagens dos chatbots no atendimento ao cliente?

Veja por que os chatbots são ótimos aliados para o fortalecimento do seu relacionamento com o cliente, trazendo benefícios tanto para o seu público quanto para o seu negócio:

Mais agilidade e disponibilidade

Quando alguém entrar em contato com um chatbot, ele estará programado para responder instantaneamente, sem que o cliente precise aguardar até que um colaborador veja a mensagem ou depender do horário de atendimento.

Durante a conversa, as respostas dos chatbots também são imediatas. Caso eles não consigam atender o pedido, deixarão claro que a requisição será transmitida para um atendente.

Assim, mais pessoas podem ser atendidas e a sua equipe pode se dedicar aos pedidos que realmente exigem maior atenção, reduzindo os custos operacionais da empresa.

Facilidade de uso e liberdade para os usuários

Para falar com os chatbots, basta acessar a interface do aplicativo de chat, não importando de qual aparelho (smartphone, tablet, desktop etc.). Em seguida, é só pedir o que deseja ou digitar os comandos corretos (aqui, o bot vai mostrar os comandos aceitos).

Não é necessário instalar um aplicativo específico ou navegar no site da empresa para encontrar o que precisa. Com isso, a satisfação do cliente aumenta à medida que as preocupações para entrar em contato com a organização diminuem.

Atendimento personalizado

É possível programar chatbots para oferecer ofertas especiais no dia do aniversário do cliente, por exemplo, ou até mesmo recomendar produtos de acordo com o histórico de conversas. Esse é o verdadeiro conceito de atendimento automático e personalizado!

Como você viu, esses benefícios vêm trazendo grandes oportunidades para as empresas, principalmente nessa fase em que os chatbots ainda estão se consolidando no mercado. Esse é um ótimo momento para surpreender os seus clientes e sair à frente da concorrência com essa vantagem competitiva.

Se você curtiu saber mais sobre o uso dos chatbots no atendimento ao cliente, não deixe de assinar a nossa newsletter: enviamos todas as novidades do blog diretamente no seu e-mail!