08 de setembro de 2017 Por Vanessa Maia
agência escalável

Como tornar a sua agência de publicidade escalável?

Crescer de forma sustentável e contínua é o objetivo principal de qualquer agência de publicidade, e a melhor maneira de fazer isso é torná-la escalável.

Essa é uma expressão relativamente nova, que surgiu com o grande boom das startups e descreve, basicamente, as empresas que conseguem crescer de maneira sustentável, sem aumentar os seus custos de produção.

Quer saber mais sobre como ter uma agência de publicidade escalável? Acompanhe a nossa postagem e descubra um pouco mais!

Agência escalável

Antes de começarmos com algumas dicas de como tornar a sua agência de publicidade escalável, precisamos compreender exatamente o significado desse termo.

Uma agência escalável é aquela que consegue se desenvolver e ampliar suas atividades de modo que isso não represente o aumento progressivo dos seus custos de operação.

Para simplificar, podemos compreender que se trata de uma ideia que será facilmente replicada e gerará lucratividade com estruturas enxutas, atendendo a mais clientes sem a necessidade de contratar mais pessoas, por exemplo.

Aplicar o conceito de escalabilidade à sua agência é essencial para que você consiga atender cada vez mais clientes sem perder a qualidade e gerar mais lucratividade.

Empregar esse modelo de negócio não é algo tão simples quanto se imagina, pois é necessário que o empreendedor se dedique e corrija todas as falhas em seus processos. Veja alguns pontos:

Análise profunda de negócios

Para que você torne a sua agência de publicidade escalável, é essencial compreender todos os indicadores principais: custo de aquisição por cliente (CAC) e custo de produção (CP).

Verifique se o seu CAC aumenta com o crescimento e a expansão de atividades ou o seu CP. Se uma das duas alternativas for positiva, a sua agência não é escalável no momento.

Outro fator ao qual o empresário deve prestar atenção é à situação de mercado das agências e à capacidade de investimento para melhorar e/ou modificar a sua estrutura.

Otimização de processos

Em sua análise profunda, você descobrirá pontos que podem ser otimizados por meio da automatização de tarefas.

A tecnologia é uma grande aliada na otimização de processos e na implantação de um plano de negócios escalar.

Após verificar a sua disponibilidade de recursos e de verba, você deverá investir na automatização de tarefas para aumentar a produtividade da sua agência e diminuir os custos de produção.

Terceirização de serviços

Terceirizar algumas atividades da sua agência é uma excelente maneira de reduzir custos e aumentar a produtividade.

Nesse ponto, podemos incluir, também, a contratação de softwares de gestão (SaaS) que podem ser facilmente utilizados por seus colaboradores, mantendo um padrão na execução das suas atividades.

Definição de um segmento de atuação

Por mais que você deseje, a sua agência jamais será a melhor em todas as áreas da comunicação e em todos os segmentos de clientes.

Por isso, definir um segmento de atuação em que a sua empresa já possui algum destaque é a melhor maneira de tornar a sua agência escalável.

Quanto mais expertise você possuir sobre determinado segmento de mercado, mais fácil e menos custoso será o processo de planejamento, além de transmitir muito mais segurança ao seu cliente.

Estes são apenas alguns pontos que devem ser observados se você pretende tornar a sua agência uma empresa com modelo de negócio escalar.

Agora que você descobriu como funciona uma agência de publicidade escalável, aproveite a sua visita ao nosso blog e leia um post sobre expectativas dos clientes da sua agência!