15 de Maio de 2017 Atualizado em: 17/10/2017 Por Vanessa Maia
Customer first: como criar uma cultura empresarial que coloque o cliente em primeiro lugar?

Customer first: como criar uma cultura empresarial que coloque o cliente em primeiro lugar?

Customer first é um conceito que está adentrando cada vez mais a cultura das empresas, e estima-se que até 2025 a maior parte das companhias já terá mudado sua forma de relacionar-se com o cliente. Essa tendência chegou ao mercado em resposta às mudança de comportamento dos consumidores, principalmente pela presença da internet.

A constante evolução da tecnologia, principalmente no que diz respeito às redes sociais e demais canais diretos de comunicação, fizeram com que os clientes se tornassem mais próximos das empresas. Por isso, manter um bom relacionamento com a clientela é o principal fator para fidelizar os consumidores.

Neste post, vamos explicar a você o que é o customer first e como aplicá-lo em sua cultura organizacional. Acompanhe!

A cultura do customer first

A base da cultura do customer first está em colocar o cliente sempre em primeiro lugar. Isso significa não criar demandas, mas responder às necessidades que já existem.

O pensamento aqui é claro: o cliente é o bem mais importante de uma empresa e, por isso, todas as medidas precisam ser pensadas e executadas pensando nele. Na hora de montar uma propaganda, ou desenvolver um produto, a empresa que tem uma cultura de customer first vai buscar colocar o cliente como foco.

Em vez de criar uma campanha mostrando um produto, por exemplo, a ideia é focar na melhoria de vida do seu público-alvo e sugerir o que pode ajudar.

A importância da cultura do customer first

Hoje, é impossível manter-se competitivo no mercado sem ter uma sólida base de clientes que usam, defendem e divulgam a marca.

Os produtos já deixaram de ser um diferencial, uma vez que qualquer concorrente consegue reproduzir um modelo de negócio — e até melhorá-lo. Por isso, o segredo para uma empresa crescer está no relacionamento com o cliente.

O grande foco de uma cultura customer first é esse: estabelecer uma ligação com o consumidor. Ao colocá-lo em primeiro lugar, a companhia está dizendo: “eu me importo com você e respeito a sua opinião”.

É justamente esse o caminho que as maiores empresas do mundo vem tomando, sempre investindo em qualidade de atendimento e em pesquisas de satisfação e de reconhecimento de mercado.

Boas práticas na implementação do customer first

Certifique-se de que a sua equipe conheça o seu cliente

Ninguém quer passar por aquela situação chata em que o consumidor pede um produto e recebe algo “semelhante”, certo? Por isso, é preciso que os vendedores e desenvolvedores saibam quem é o cliente, coloquem-se no lugar dele e ofereçam apenas o que realmente está sendo pedido.

Escolha profissionais que tenham perfil customer first

Começou a implementação de uma cultura de customer first? Então está na hora de fazer isso ser relevante também no processo seletivo.

Dê preferência a candidatos mais empáticos, aptos a perceber as necessidades das outras pessoas. Apesar de ser possível treinar essas características no futuro, gasta-se tempo, dinheiro e clientes para isso.

Não ignore nenhum detalhe

A cultura de customer first bem-sucedida está nas pequenas coisas. Um e-mail de reclamação do cliente, uma mudança no carrinho na hora do pagamento, um item que tem sido criticado com frequência, etc.

Cada detalhe que impacta a experiência do cliente deveria ter a atenção de todos os envolvidos. Nada é pequenos demais para ser ignorado.

Mostre que o sucesso depende de todos

Do desenvolvedor do produto, passando pelo faxineiro e chegando até a frente de venda, todos são importantes no sucesso do cliente.

É importante que esse ponto seja claro para todas as pessoas da companhia, garantindo, assim, que todos sejam customer first, e não apenas quem está em contato direto com o cliente.

A implementação de uma cultura customer first é trabalhosa, requer extremo cuidado e esforço constante para que se torne palpável para todos os trabalhadores e clientes. Ainda assim, é um esforço que será recompensado quando bem-feito.

Agora você entendeu o que é customer first, que tal continuar acompanhando outros conteúdos sobre atendimento ao cliente e muito mais? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do blog direto no seu e-mail!