27 de outubro de 2016 Atualizado em: 21/09/2017 Por Vanessa Maia
relacionamento com o cliente: por que sua agencia precisa disso

Relacionamento com o cliente: por que sua agência precisa disso?

Ter um bom relacionamento com o cliente é uma necessidade de toda empresa, mas principalmente de uma agência de publicidade. Por mais que o tipo de consumidor seja diferente daqueles de uma loja virtual ou empresa de telecomunicação, por exemplo, o relacionamento da agência com seus clientes é duradouro, e é preciso caprichar para trazer credibilidade e autoridade ao seu trabalho.

Por isso, investir em ações que garantam o fortalecimento desse relacionamento é essencial para manter os consumidores antigos e conquistar novos, isso tudo sem perder a identidade da empresa.

Quer entender de vez como deve ser o relacionamento com os clientes em uma agência e o que é preciso para melhorar o seu negócio? Nós te contamos aqui no post!

Como funciona o relacionamento com o cliente em uma agência?

Tudo começa no primeiro contato entre o consumidor e a agência. É nessa hora que o cliente deve se sentir seguro quanto ao serviço prestado e ao domínio de conteúdo por parte da empresa e seus funcionários. Um bom passo é investir em um blog dentro do site da agência que explique todos os serviços que ela oferece de maneira simples e didática. Isso vai atrair a vontade do lead de se tornar um cliente de fato.

Além do online, é preciso investir em estratégias focadas na parte física da agência. Não pense só no design e organização do espaço, mas também na forma em que os próprios funcionários se apresentam e como mostram os serviços da empresa. Isso deve ser planejado e treinado para ser sempre muito bem executado.

Ao reconhecer um padrão — não robotizado, é claro — em relação aos trabalhadores e perceber a liberdade que eles possuem de usar a sua própria linguagem, o cliente vai se sentir muito mais seguro.

Quais atitudes são necessárias para ter um bom relacionamento com o cliente?

Na prática, você e todos os colaboradores da agência precisam adotar algumas posturas para que o cliente seja bem tratado e se sinta próximo e seguro no seu negócio. Por isso, a seguir, daremos 4 dicas para você ter um melhor relacionamento com o cliente.

Tenha empatia

Embora a empatia seja um conceito um tanto óbvio, é importante falarmos sobre ela — afinal, muitas empresas se esquecem de praticá-la. Em um relacionamento com o cliente, você deve focar principalmente nele e não na venda que a sua agência tanto precisa. Assim, busque entender quais são as suas reais necessidades e como ele gostaria de ser tratado no seu negócio.

A dica aqui é não focar o discurso na sua agência. Ao contrário disso, você deve entender a demanda do cliente e, para tanto, é preciso falar menos e escutar mais para compreender as suas necessidades.

Crie laços de confiança

De fato, confiança é a base para qualquer negócio — e isso não  é diferente para uma agência de publicidade. Portanto, é importante demonstrar ao cliente o quanto ele é importante e como esse relacionamento é valioso para a sua agência.

A dica aqui é prestar atenção aos pequenos detalhes e utilizar essas minúcias na hora de puxar assunto ou retomar alguma conversa com o cliente.

Dica bônus: cultive e mantenha o relacionamento mesmo quando a venda já foi concluída. Ou seja, não deixe o cliente pensar que você só estava interessado no negócio. Ao agir assim, você cria laços duradouros que podem gerar oportunidades futuras.

Solucione os problemas rapidamente

Quando o cliente procura a sua agência com um problema — como um pedido de ajuste —, ele quer uma solução imediata. Assim, é de suma importância ter todas os funcionários preparados para oferecer uma solução no primeiro atendimento. Além disso, a sua agência nunca deve deixar ligações e e-mails de lado.

Outra boa prática é manter um contato constante com os clientes para saber se todos os serviços prestados por sua agência atendem às expectativas que ele tinha no momento da contratação.

Dê atenção aos feedbacks

Como vimos até aqui, manter um relacionamento próximo com o cliente — sem se tornar inconveniente, é claro — é fundamental para a sua agência. A cada novo contato, escute com atenção o que o cliente tem a dizer e busque extrair feedbacks relevantes para melhorar o atendimento e os serviços da sua agência.

Tenha em mente que tanto os feedbacks positivos quanto os negativos são essenciais para o crescimento da qualidade da sua empresa. Por isso, avalie cada feedback recebido e empregue seu esforço na correção de falhas apontadas pelos seus clientes.

Ao investir nessas boas práticas que citamos acima, você ganhará a confiança e o respeito do seu cliente e a sua agência conseguirá bons contratos. Mas isso não é tudo! A seguir, aprofundaremos nas vantagens de ter um bom relacionamento com o cliente.

Quais as vantagens de ter um bom relacionamento com o cliente?

Dentro da agência de publicidade, comunicação ou de mídia online, a vantagem de ter um bom relacionamento com o cliente é imensa. Isso porque se você investir só na parte da web (mídias sociais, blog, site e e-mail marketing etc), por exemplo, você já vai gerar uma atração muito significativa para a sua empresa. As pessoas passam a ter confiança, tornam-se clientes e, se o formato de relacionamento se mantiver, ele continua sendo um consumidor fiel dos seus serviços e produtos.

Se a agência investir para além da web e criar um padrão de atendimento dentro do espaço físico, ligado ao estilo que é visto dentro do site, blog, mídias sociais e e-mail marketing, essa qualidade e credibilidade vai aumentar de forma astronômica. Além de ter conquistado aquele cliente e mantê-lo fiel, você conseguirá até que ele te indique para amigos, familiares e outros profissionais da área. O que é perfeito para que a agência suba de nível e fique cada vez mais forte no mercado.

Investir em relacionamento com o cliente não é caro, são ações relativamente baratas, visto que em uma agência de publicidade as pessoas têm mais facilidade para adequar o seu trabalho aos processos definidos tanto on quanto offline. Por isso, não pense duas vezes antes de fazer esse investimento. É bom para você, para o seu trabalho, para o bem-estar da empresa, para a saúde financeira da agência, para os funcionários, para os clientes e futuros clientes, enfim, é bom para todo mundo!

E você, ainda tem dúvidas sobre como cultivar um bom relacionamento com o cliente na sua agência? Conte pra gente aqui nos comentários e deixe nossa equipe ajudar você!